macro_af

Olá, rapaziada!

Como vocês fazem suas fotografias macro? Utilizam equipamento próprio ou técnicas pra comentar a falta deles?

Bom, eu sou dos que fica com a segunda opção. 😛

Usei por muito tempo a técnica da lente invertida, mas era péssimo o manuseio! Sujava fácil, risco de arranhar a lente e por aí vai. Após um tempo comecei a usar o filtro close-up e o famoso tubo macro, porém gostei mais dos resultados com o tubo macro. Mas haviam alguns problemas como: a falta de foco automático e a falta do controle de abertura do diafragma, isso porque não há contato entre o corpo e a objetiva.

A alguns meses tenho usado um produto que achei sensacional, um tubo macro que se comunica com o corpo da câmera! Legal, não é? Comprei, recebi, testei e funcionou direitinho, controlou a abertura e foco normalmente (e de forma relativamente rápida por sinal). Como comprei direto na china, a marca não é um ponto relevante para este post. Comprei duas unidades, uma para canon e outra para nikon (para um amigo). O tubo para canon me saiu por 73 reais e levou pouco mais de um mês para chegar (os links de onde comprei estão no final do post).

O tubo canon vem acompanhado com três níveis, 31mm, 21mm e 13mm e o da nikon 36mm, 20mm e 12mm. Notei alguns maus contatos ao usar os três juntos, mas como não costumo usar toda a extensão do tubo, achei ok pra mim. (O tubo da nikon não apresentou este mau contato). Posteriormente vou postar uns exemplos de fotos que fiz com o tubo.

Conclusão: usar uma lente macro é ainda a melhor opção, mas diante das nossas alternativas um tubo macro AF é uma ótima opção! Podemos fazer de qualquer lente uma lente macro! =D

macro_af

Link dos produtos que comprei:

– Tubo AF macro Canon

Tubo AF macro Nikon

 

Dúvidas ou feedback, postem aí!

 

About The Author

Edilson Borges

Fotógrafo, desenvolvedor, fascinado em tecnologia e produtor de conteúdo pro YouTube, e demais redes, nos canais: Sobre Foto e Dicas do Ed!