Técnica do Steel Wool com pessoas

Fala, pessoal! Nesse tutorial eu mostro para vocês como fotografar fagulhas de lá de aço (bombril) compondo pessoas na cena. Se trata da foto mais louca que fiz do ensaio pré casamento da Cris e do André (vocês já viram algumas por aqui). Do que se trata afinal isso no fundo da foto? Aqui vai a explicação:
1 – Fazer uma foto dessa de primeira viagem não é nada fácil, é necessário planejamento prévio do local e horário. Caso contrário você irá perder muito tempo e deixar de fazer as outras fotos, ou mesmo essa.

2 – Você irá precisar de um assistente. Fazer tudo sozinho é muito difícil, pois tudo acontece muito rápido.

3 – Faça a foto no período noturno e escolha locais com pouca luz artificial, como a de um poste. Se não o ‘efeito especial’ não irá se destacar.

4 – Esse fundo se trata de lã de aço queimando, dica já apresentada aqui no Sobre Foto. Aqui há uma diferença, além de girar a lã de aço estou andando de um lado ao outro, para preencher toda a cena com diversas fagulhas.

5 – A câmera deve estar em um tripé e em longa exposição. Para ajudar, aqui vai o exif:

  • Velocidade: 15 segundos
  • Abertura: f/3.5
  • ISO: 50
  • Comprimento focal: 24mm
  • 5D mark III

Essas foram as configurações para aquele ambiente (porta da minha casa), mas isso pode variar dependendo do local.
6 – O processo de fazer a foto foi o seguinte:

  • Depois de ter a câmera configurada e focada (deixar em foco manual), posicionei o casal onde achei adequado e fiquei no canto esquerdo da imagem.la-de-aco-passo4
  • Pedi para minha namorada acionar a câmera com o timer para 10 segundos. Dando tempo deu ascender a lã de aço.
  • Quando a câmera começou a disparar eu já tinha ascendido a lã e começado a girar. la-de-aco-passo3Depois disso fui andando até o outro canto da imagem.
  • Depois de chegar ao outro canto, minha namorada correu lá pra perto do casal e disparou um flash externo na potência de 1/128, para congelar o casal.

 

7 – depois da foto pronta é hora do pós processamento. Retire os realces, aumente um pouco a sombra e veja se o balanço de branco está do seu gosto, pois a temperatura tende a ser mais quente.

Espero que vocês tenham gostado! Um abraço, até a próxima dica e não deixem de fotografar!! 😀

Segue o vídeo no canal Sobre Foto do YouTube:

 

About The Author

Edilson Borges

Fotógrafo, desenvolvedor, fascinado em tecnologia e produtor de conteúdo pro YouTube, e demais redes, nos canais: Sobre Foto e Dicas do Ed!

Tire sua dúvida!