post_blog_vlog

Olá, pessoal. O tema do post de hoje é VLOG. Com a disseminação da internet a ideia de ser um vlogueiro se torna bem tentadora, principalmente se você tem um conhecimento que não vê com frequência no YouTube.

Supondo que você já tenha se decidido que quer fazer um vlog. Aí surge aquela questão, do que vou precisar?? Muitos têm essa dúvida. Muitos já vem com aquela de que o principal é comprar uma câmera boa (DSLR). Uma DSLR é um passo importante para um vlog. Tenho um também, apesar de pecar na atualização do mesmo.
Mas esta é só uma parcela dos itens necessários para se ter uma boa imagem para seus vídeos. Irei citar alguns:

1 – Iluminação. Essa é uma das mais importantes. Caso possa aproveitar uma luz de janela, pode ser uma boa. Luzes fluorescentes e leds são mais que necessários quando não há um auxílio de uma fonte de luz natural. Tente preencher as áreas de sombra (não é uma regras, mas funciona na maioria dos casos).

2 – Áudio. Não adianta nada um vídeo com uma boa qualidade se o áudio é horrível. Em sua grande maioria, o microfone integrado nas cameras é bem ruim para captação. Ideal um gravador próprio (Como o zoom h1 com / ou microfone de lapela).

3 – Ambiente. Preparar o ambiente de uma forma bonita é algo que ressalta mais na imagem do que a própria qualidade de imagem. É como aquela velha comparação do fotógrafo que usa uma full frame não conseguir um resultado de um fotografo com uma compacta. Tudo é questão de analisar se sua composição de vídeo está boa. (detalhe: o vlog de exemplo não está seguindo essa dica hehehe)

4 – Câmera. Existem inúmeras opções no mercado, mas você vai ter que estudar bem antes e saber das diferenças por conta própria, para que não faça investimentos errados. Exemplo: uma pessoa cita que um amigo indicou a Canon T3i, Nikon D3100 e a Sony HX1. Essas são câmeras de categorias diferentes, e isso implica diretamente no seu investimento. Como é o caso da T3i vs HX1, são câmeras completamente diferentes, tanto em preço quanto em características (tamanho do sensor, troca de lentes, capacidade de ISO). Não há outra escolha, aprender sobre a parte técnica é essencial.

5 – Investimento. Para investir em todos os itens acima é necessário de grana, se quiser os melhores equipamentos. Então separei algumas perguntas provocativas para te ajudar:

-> O que pretender mostrar ao público?
-> Seu conteúdo é original ou está pouco mostrado ao público alvo?
-> Você pretende investir tempo com seu vlog?
-> E por último, e não menos importante, o que você pretende/pode gastar sabendo de todas essas informações acima?

Um exemplo de vlog:

 

Bom espero ter ajudado, qualquer dúvida deixem aí nos comentários!

 

 

About The Author

Edilson Borges

Fotógrafo, desenvolvedor, fascinado em tecnologia e produtor de conteúdo pro YouTube, e demais redes, nos canais: Sobre Foto e Dicas do Ed!

Tire sua dúvida!