Um dos grandes erros que vejo fotógrafos de rua cometendo em seus trabalhos é que o fundo das fotos tende a ser muito cheio e bagunçado.

Em arte existe um conceito chamado “figure-to-ground” (um jeito chique de dizer contraste) em que você quer que o assunto da foto (figure) esteja separado e tenha um grande contraste com o fundo da foto (ground)

Então o exercício é o seguinte: tente fotografar um dia inteiro tendo sempre o fundo mais simples possível.

E o que seria um fundo o mais simples possível? Bem, um fundo simples pode ser uma parede de uma cor só (vermelha, azul, verde, etc). O céu também pode ser um fundo simples (se você se abaixar bastante dá pra fotografar apenas a pessoa e o céu).

Esse fundos simples podem ser conseguidos mudando um pouco a sua posição (indo para a direita, esquerda, agachando, ficando na ponta do pé) ou identificando um fundo simples, checando com a câmera o enquadramento e depois permitindo que a pessoa entre no frame.

Um dica profissional: Quando você está fotografando, foque no fundo (não na pessoa/assunto). Só coloque a pessoa no meio da foto, e o foco no fundo e na borda da fotos.

Porque?

Nós geralmente tendemos a enxergar em uma “visão de túnel” em que só conseguimos ver cerca de 20% do que está no centro da nossa visão. De fato, é assim que a visão funciona – nós não conseguimos ver uma cena por inteiro, nosso cérebro tende a preencher as lacunas com nossa visão periférica.

Portanto, quando fotografando na rua geralmente fazemos o seguinte: olhamos para assuntos interessantes, colocamos eles no centro da foto, no centro do frame, e negligenciamos (ou não pensamos a respeito) do fundo (background). O que acontece é que fotografamos algo interessante mas o fundo está totalmente disperso (ou não acrescenta nada à imagem).

Para uma boa inspiração a respeito de fotógrafos que fizeram sua carreira inteira baseada em fundos simples dê uma olhada no trabalho de Richard Avedon.

Um texto de Erik Kim – Tradução livre por André Nascimento | Original em: http://erickimphotography.com/blog/2014/12/19/15-street-photography-assignments-re-energize-re-inspire/

About The Author

André Nascimento

Fotógrafo e designer goiano nascido em Brasília, me dedico a extrair o máximo da beleza presente nos noivados, casamentos, aniversários, natureza e demais áreas através da minha fotografia.

Tire sua dúvida!