Se você é como eu, lida com alguns momentos de falta de inspiração. Há dias em que você quer sair para fotografar, mas existe um tipo de resistência que te impede de ir.

Como é que eu posso me inspirar novamente?

Bem, eu penso que alguns exercícios fotográficos são ótimos para te deixar empolgado novamente. Eles são bons também para construir sua confiança como fotógrafo, exercitar seu “olhar fotográfico”, e dar algum tipo de direção para o seu trabalho. Os 15 exercícios que proponho são para Street Photography (soa melhor que “fotografia de rua”)

Essa é uma ótima tarefa para tirar o medo de fotografar na rua. Você vai falar com estranhos na rua e pedir permissão para tirar uma foto deles. Você vai tentar receber cinco respostas positivas e 5 respostas negativas.

Qual o propósito desta tarefa?

Essencialmente eu acho que uma das melhores ferramentas para se perder o medo de fotografar na rua é pedir permissão.

Por que?

Eu conheço muitas pessoas que sentem medo de deixar os outros nervosos ou constrangidos quando os fotografam sem permissão.

Contudo se você pede permissão, você dá a pessoa a oportunidade de dizer “sim” ou “não”, assim você não deixa ninguém nervoso ou constrangido.

Além disso, é uma tarefa que mexe um pouco com o seu psicológico. Como? Bem, eu acho que um dos maiores medos das pessoas que querem fazer fotografia de rua não é ser rejeitado, mas o medo do medo de ser rejitado. O medo da rejeição é frequentemente a maior barreira. É o que nos impede de começarmos nossas próprias empresas, chamar alguém para sair, ou tentar algo novo e arriscado (outra vez o medo de falhar do que o medo da coisa propriamente dita). Mas como uma criança, as vezes você precisa cair algumas vezes para entender que falhar na verdade não é assim um problema tão grande.

E mais, esse exercício vai te forçar a ser rejeitado. O que eu quero dizer com isso?

Bem, vamos dizer que você começa e consegue 5 pessoas que disseram “sim”. Ótimo! Bom trabalho! Mas agora você ainda precisa correr atrás de 5 pessoas que não deixem você as fotografar.

Então você começa a ir atrás das 5 pessoas mais esquisitas da rua (gente que parece nervosa, chateada ou que você pensa que vão dizer “não”) e pede permissão a eles.

Você realmente vai conseguir muitos “nãos” – mas talvez menos “nãos” do que você esperava. Na verdade, as vezes as pessoas que você achava que vão rejeitar sua proposta acabam aceitando.

Eu já fiz essa tarefa e as vezes as pessoas que parecem mais esquisitonas são de fato as mais amigáveis. E vice-versa, as vezes as pessoas que parecem mais simpáticas são uns grandes idiotas.

Um texto de Erik Kim – Tradução livre por André Nascimento | Original em: http://erickimphotography.com/blog/2014/12/19/15-street-photography-assignments-re-energize-re-inspire/

About The Author

André Nascimento

Fotógrafo e designer goiano nascido em Brasília, me dedico a extrair o máximo da beleza presente nos noivados, casamentos, aniversários, natureza e demais áreas através da minha fotografia.