Animação mostra como funcionam os sensores CMOS e CCD
Você já parou para pensar como acontece o processo para o sensor da sua máquina fotográfica transformar o sinal analógico em digital, ou melhor, como ele registra a imagem? Uma animação muito bem feita nos mostra, de uma forma bem básica, essa informação!
O autor da animação, Raymond Sirí, postou os vídeos a 8 meses atrás, mas só agora teve maior visibilidade após a publicação de uma matéria nos sites Gizmodo.com e PetaPixel.com.
Os dois tipos de sensores do tipo Bayer, CCD (charge-coupled device) e CMOS (complementary metal-oxide semiconductor) são os mais comuns no mercado. Eles costumam gerar dúvidas quando comparados entre si, os passos básicos são:
- Captura da luz
- Processamento do sinal
- Envio para armazenamento

GIF – Como funciona um CMOS por dentro
Porém, a grande diferença entre eles é que o CMOS capta uma linha de informação por vez, já o CCD faz o processo tudo de uma vez.
E que diferença isso faz na imagem em si?
Estando seu assunto em uma velocidade maior que o frame rate (Cadência) do vídeo ou maior que a velocidade do obturador da fotografia os dois sensores se comportam de forma diferente para registrar a imagem:
- CMOS processa a imagem pelo método “rolling shutter”, capta cada linha a linha do sensor.
- CCD capta a imagem através do método “global shutter”, capta tudo de uma vez.
Veja uma imagem para exemplificar:

Por: andor.com
Vamos agora conferir essa diferença na pratica com os 2 vídeos abaixo:
1 – Como o sensor CMOS funciona:
2 – Como o sensor CCD funciona:
[via Image Sensors World, Gizmodo e PetaPixel]
Existem outras diferenças, mas este post é exclusivamente para dizer do funcionamento de ambos e apresentar essa animação esclarecedora. Em um post futuro será apresentado as vantagens e desvantagens, mas já adianto que mesmo o “rolling shutter” parecer um ponto negativo, dificilmente você sentirá essa diferença. Na fotografia somente em situações extremas dá para perceber o efeito. No vídeo, mesmo sendo mais fácil de perceber, dificilmente o trabalho final será prejudicado pelo tal.
E é isso! Dúvidas, críticas ou sugestões, postem aí nos comentários.
Um abraço a todos!